terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os "meus" Profiteroles...




Esta tinha de ser a primeira receita a ser publicada!!! Por vários motivos:
porque é doce, porque o resultado é delicioso, e porque foi a primeira receita "mais elaborada" que me atrevi a fazer. Bom, e confesso que é um dos segredos do meu sucesso culinário... :) Já sou reconhecida pelos meus profiteroles e as solicitações para os preparar são muitas; desconfio até que sou convidada para alguns eventos só para levar uma generosa dose destes bolinhos que são uma verdadeira perdição... Ainda por cima são vistosos e parecem requerer imensa destreza na cozinha para ter a capacidade de os preparar! Nada de mais errado: são muito simples de fazer e relativamente rápidos.
A história:
Tinha 10 anos quando uma prima minha me ofereceu aquele que para mim foi um autêntico tesouro: um livro de culinária para crianças! O livro encantou-me: era lindo, cheio de receitas deliciosas e ilustrações divertidas. Para mim era um passaporte para a maturidade: finalmente tinha a legitimidade para dar os primeiros passos na cozinha e confeccionar alguma coisa para exibir orgulhosa aos meus pais... O repto era grande, ainda por cima porque a minha mãe elevava (e muito!!!) a fasquia: é uma excelente cozinheira e, já se sabe, mãe é mãe... :)
Estudei a fundo todas as receitas do livro que ainda hoje guardo com carinho. Comecei a descartar as hipóteses segundo o grau de dificuldade, o número de passos e ingredientes disponíveis na minha despensa... Finalmente elegi uma: macedónia de citrinos! É uma receita muito básica mas que, convenhamos, acarretava algum perigo durante a sua elaboração, pois havia que manusear uma faca... Apenas necessitava de 3 ou 4 laranjas descascadas e cortadas em fatias transversais, o sumo de 1 limão e 3 colheres de açúcar. Um pouco porque realmente era saborosa e muito por condescendência e incentivo paternal, a macedónia foi un sucesso.
A partir de aí, fui ousando cada vez mais, até ao dia em que fiz os "meus" profiteroles pela primeira vez e a minha reputação nunca mais foi a mesma... :)


PROFITEROLES 

Ingredientes:

Para a massa:

60 gr de farinha
50 gr de manteiga
150 ml de água
2 ovos bem batidos

Para o recheio (chantilly):

400 ml de natas bem frias
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de aroma de baunilha

Para a cobertura:

300 gr de chocolate de leite (ou preto, segundo os gostos, mas obrigatoriamente de grande qualidade)
Água ou leite para emulsionar


Preparação:

Num tachinho, derreter a manteiga na água. Assim que o preparado começar a ferver, retirar do lume e acrescentar de uma só vez a farinha, previamente peneirada. Mexer bem até obter uma bola consistente. Deixar arrefecer 5 minutos. Enquanto isso, bater bem os ovos inteiros. Juntar pouco a pouco os ovos à massa até esta ficar lisa e homogénea.
Dispor pequenas bolinhas de massa sobre um tabuleiro de forno, untado e humedecido (esta quantidade de massa dá para cerca de 16 a 20 bolinhas). Levar ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 10 minutos. Após este tempo, aumentar a temperatura para os 210º C e deixar cozer mais 15 a 20 minutos, até estarem douradinhos. Retirar do forno e fazer um pequeno furo em cada bolinho para que saia o vapor. Deixar arrefecer. Preparar o chantilly e rechear cada bolinho com a ajuda de uma manga pasteleira, aproveitando o furinho já feito. Finalmente, cobri-los com o chocolate derretido em banho-maria com a quantidade de água ou leite acorde com a consistência que desejamos obter.


Bom Apetite!  ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário